domingo, 20 de janeiro de 2008

Entrega de Diplomas do 3º ciclo aos Adultos


No dia 16 de Dezembro de 2007, decorreu em Britiande a entrega dos diplomas ao adultos que viram certificadas as suas competências ao nível do 3º ciclo (9º ano), pelo Centro Novas Oportunidades de Moimenta da Beira, sediado no Agrupamento Vertical de Escolas de Moimenta da Beira.


A Junta de freguesia, soube, como já é hábito nas questões da educação, apoiar aquela instituição com os meios físicos necessários e de que dispõe. Desta forma foi com muito gosto e orgulho que vimos certificados cerca de 60 adultos com o 9º ano.
Este trabalho não terminou aqui, vai continuar não só com o 3º ciclo, mas também com o secundário. Está previsto para muito breve o arranque com 2 grupos de adultos para o 3º ciclo e 2 no secundário. Serão também transferidos mais 2 grupos para a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, uma vez que em Britiande, embora tenha meios físicos, os adultos que aqui se inscreveram têm residência mais próxima daquela instituição.
Podemos até pensar que não são importantes estas acções, a verdade é que a cultura, a formação e o saber não ocupam lugar, mas são uma importante ajuda na evolução do ser humano.
É relevante a limpeza das ruas, não faltar a água em casa, compor uma calçada, um muro, etc. só que com a rotina são esquecidas pelas pessoas, mas este reconhecimento acompanhará os adultos toda a sua vida e nunca se esquecerão que foi em Britiande que algumas delas começaram uma nova etapa e quem sabe, a abertura de outras portas que até aqui estavam fechadas pela falta de qualificação.

3 comentários:

José Carlos Pinto disse...

Bem, antes de mais os meus Parabéns pela iniciativa do Blogue sobre a Vila de Britiande. Já há muito tempo que devíamos ter apostado neste tipo de iniciativas para promover a nossa freguesia, as gentes e os costumes.

Quanto ao assunto mencionado, acho que foi de louvar a formação obtida por parte da população, que aderiu em massa a este programa "Novas Iniciativas". Eu próprio tive familiares que participaram e chegaram ao fim com a obtenção do respectivo diploma.

Espero que também este Blogue tenha a adesão em massa por parte da população, sim porque agora não têm desculpas, afinal de contas têm os portáteis e a internet. Será uma forma de colocar os conhecimentos adquiridos em prática e fazer entrar Britiande na Era Digital.


Um grande Abraço ao mentor deste projecto.

Na minha opinião, temos "Britiande Digital - Encontro de Gerações", adoptando o já conhecido por todos Encontro realizado pela AJB-Associação Juvenil de Britiande e JFB-Junta de Freguesia de Britiande.

Um grande ABRAÇO.

Zé Carlos

Anônimo disse...

Boa Tarde...
Antes de mais gostava de dar os parabéns ao criador do Blogue. Este tipo de apostas é um dos caminhos a seguir para que Britiande se torne numa vila cada vez mais "forte", actual, e onde seja cada vem mais agradável viver.

Quanto ao programa Novas Oportunidades a Junta de Freguesia, e todas as pessoas envolvidas no mesmo estão de parabéns,uma vez que é no conhecmento, e na procura de este que caminha-mos para a perfeição..

Um abaço,
Luis Duarte

MARTINS disse...

Ola Britiande e conterreaneos. Finalmente um blog sobre a nossa terra. Novas oportunidades, sim e para todos, mas que nao fique so por aqui. Porque é preciso mais para fixar os jovens à terra.
De toda a maneira, parabens.